Uma das principais etapas da negociação: a sondagem!

December 6, 2019

 

Sempre reforço para as equipes que treinamos, que a sondagem é sim, uma das principais etapas da negociação. É através dela que conseguimos saber todas as informações do nosso cliente, e o principal: usar elas a nosso favor.

 

Precisamos entender as reais necessidades dos nossos clientes? Precisamos entender que tipo de empresa é a dele? Precisamos saber o que ele mais vende, quem são os clientes dele, e quem são os seus fornecedores? Precisamos saber sobre a cidade dele, se ele é casado, se tem filhos e o seu time de futebol? 

 

Para todos estes questionamentos a resposta é: SIM! Sim, nós precisamos saber tudo a respeito de quem temos ou queremos ter uma parceria de valor e duradoura. Porque somente desta forma seremos assertivos na oferta dos produtos e poderemos, inclusive, fazer sugestão de venda de novos ítens.

 

É através da sondagem que instigamos nossos clientes ou futuros clientes a falarem. Então, usem o bom senso e abusem das perguntas, porque além de nos beneficiarmos com as respostas para efetuar as vendas, iremos estreitar o nosso relacionamento com o cliente.

 

Além das sugestões de perguntas dadas anteriormente, vale também usar da criatividade, de acordo com o segmento com o qual o cliente trabalha.

 

Mas não esqueçam, ao mesmo tempo que precisamos praticar a sondagem, não podemos ser chatos. Para isso, precisamos sentir o cliente, e a abertura que ele nos dá. E para finalizar, ouça atentamente, anote tudo, até às informações que não considere tão relevantes, porque por experiência de quem já tem mais de 700 projetos, podemos afirmar que em algum momento, usaremos essas respostas à nosso favor.

 

Exercitem a sondagem e aumentem suas vendas. Sucesso!

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