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Tangibilizar, em 5 passos

July 10, 2019

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Tangibilizar, em 5 passos

July 10, 2019

 

Com o avanço acelerado da tecnologia, o desafio de vender por telefone está se tornando quase uma missão impossível. Ledo engano! Vendedores de alta performance usam, ou pelo menos menos deveriam usar, a principal técnica de reversão de vendas: a tangibilização.

- Mas como fazer isso? Você deve estar se perguntando. Muito simples! É só seguir estes cinco passos:

 

1 - Domine o produto que vai vender, estude sobre ele, pesquise.É difícil vender com qualidade quando não se conhece bem o produto.

 

2- Transfira amor ao que faz, simples assim! Tenha amor pela sua profissão e pelo produto que está sendo ofertado. É importante entender sobre ele e acima de tudo acreditar nele. 

 

3- Faça uma auto reflexão: " Eu compraria esse produto?" E se a resposta for sim, então faça uma outra pergunta: " Porque eu compraria esse produto? " Se você responder que vai comprá-lo porque ele atende as suas necessidades, siga para o segundo passo: faça um exercício, de como este produto pode despertar o interesse de outras pessoas. 

 

4- Domine as técnicas de vendas, não é só de boa lábia que vive um vendedor de sucesso, aliás, o sucesso de um vendedor é resultado da técnica que ele aplica.

 

5- Tangibilize o produto para o seu cliente. Torne-o palpável. Acredite, isso é possível. Tangibilize desde a importância do cliente para a empresa, até tangibilizar o produto que o cliente que está do outro lado da linha, sem ver nada, de tal forma que ele consiga imaginar, e mais que isso, consiga sentir o mesmo, e os seus benefícios.

 

Tive a experiência de implantar um televendas em uma indústria têxtil, do segmento de cama, mesa e banho e junto à isso, a árdua tarefa de formar uma equipe, não de bons profissionais, conforme o mercado de trabalho da área exige, mas de torná-los diferentes dos vendedores habituais. Mas como fazer isso? Qual a técnica para formar vendedores com características diferentes dos demais? É só tangibilizar. 

 

Uma simples toalha de banho, por exemplo, deixa de ser uma toalha de banho aos olhos de um comprador, quando o que se vende não é somente a cor ou o tamanho, ou até mesmo a gramatura do tecido, tecnicamente falando. Uma simples toalha de banho, que tem uma função básica, torna-se um elemento imprescindível, quando se vende conforto, quando se vende suavidade ao toque, quando se vende maciez. Um tênis de corrida, deixa de ser um tênis de corrida, e passa a ser o sonho de consumo dos esportistas e aspirantes a esportistas, quando se vende leveza, quando se vende confortabilidade, quando se vende praticidade. Um pudim de leite condensado, da mesma forma, é promovido à melhor sobremesa da face da terra, graças ao seu sabor extraordinário, à sua cremosidade, e a maneira de como ele se desmancha na boca. Parece difícil mas não é. Usei a mesma técnica em uma central de vendas de um hotel fazenda, e o resultado, embora desta vez, tratando-se de serviços, ao invés de um produto específico, não foi diferente. Tangibilizar as férias em família, tangibilizar os momentos de amor, tangibilizar o descanso, a qualidade de vida, ou seja lá o que for, tornam-se tarefas fáceis quando a paixão pelo trabalho prevalece. Vale tentar, porque o resultado vem!

 

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Este tema faz parte do nosso Método CAMPEÃO: treinamento de técnica de vendas para televendas.

Saiba mais sobre agenda deste evento no link https://www.futuremark.com.br/a-g-e-n-d-a

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