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Posso ter diferentes canais de vendas sem ter conflito?

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Na nossa rotina diária de apresentar projetos para implantação de novos canais de vendas ou visitar empresas que já navegam com esta solução, encontramos empresas com um potencial gigantesco para crescimento de vendas via televendas e/ou e-commerce mas que estão presas ao seu modelo de vendas atual. Com receio de criar conflitos internos ou com revendedores, preferem se manter conservadoras, enquanto o cliente há muito tempo já é multicanal e busca o produto nas mais variadas fontes.

O modelo Omni-channel pode ser considerado a evolução do multicanal, com o foco na experiência de compra do cliente através de todos os canais disponíveis, em busca do conceito "Seamless Unified Brand Experience”, ou seja, sem costuras, amarras ou atritos, integrando toda a experiência digital e física.

Mas como isso é possível? Ou, isso é possível? Muitas empresas que implantaram novos canais e tiveram uma onde de conflitos custam a acreditar nisso. Mas é possível sim estabelecer uma boa sinergia entre canais. Dentre as principais práticas podemos citar que os novos canais não podem ser vistos como concorrentes. É importante pensar na construção de parcerias, determinar regiões de atuação, deixar as regras bem claras, pensas nas comissões, cuidar dos critérios de preços e buscar novos perfis de clientes - esses são apenas alguns meios de impedir o canibalismo entre os canais.

Com a dificuldade de se conseguir bons representantes ou vendedores, um novo canal que venha para instalar o conflito pode trazer uma nova receita mas instalar um custo inestimável: o de se perder bons parceiros de negócio, insatisfeitos com as regras instaladas.

Em nossa experiência de consultoria já criamos algumas estruturas omni-channel e entendemos que cada vez mais essa é uma tendência importante, já consolidada no varejo e que a indústria ainda precisa absorver:

  • Regras comerciais bem claras, pensadas e comunicadas fazem parte do processo para que a equipe se sinta respeitada e entenda o processo;

  • Workflows prevenindo por exemplo a inativação do cliente e dando ao vendedor a oportunidade de tentar reverter o quadro

  • Ações preventivas usando os novos canais como apoio

Quer saber mais sobre o assunto?

Em nosso workshop Televendas 3.0 a gestão de conflitos entre canais é o tema de abertura: são apresentados cases para debate entre os alunos.

Ou, você pode nos chamar para um bate papo.

 

 

Anote aí nossos contatos para mais informações:

 

(51) 3082-0465

(51) 99179-9370

atendimento@futuremark.com.br

futuremark.com.br

 

 

 

 

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