Marketing ativo no Whatsapp - 10 dicas de boas práticas

O whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados do país. Para você ter uma ideia, são cerca de 120 milhões de usuários ativos por mês. E o que essa gente toda faz no whats? Conversam, trocam mensagens rápidas, fotos, áudios, vídeos, mas não param por aí. Essas pessoas conversam com suas marcas preferidas, tanto que mais da metade delas gosta de receber mensagens personalizadas das empresas das quais compram e estão mais inclinadas a serem clientes de uma com a qual elas podem se comunicar via whatsapp.

Ok, o whatsapp é tudo de bom mesmo. Mas, para aproveitar essas vantagens todas, você, empresário, precisa saber se comunicar com seu cliente da forma correta, afinal, existem particularidades neste canal de comunicação que não podem ser ignorados e comparados com outros meios.

O que mais difere o whatsapp dos outros canais de comunicação é a sua pessoalidade, ou seja, ninguém dá o número para qualquer um, não é verdade? Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para não desperdiçar essa oportunidade de se comunicar com seu cliente e passar uma imagem positiva de você e da sua empresa.


Confira as 10 dicas de boas práticas para fazer marketing ativo no whatsapp:


Dica 1. Planeje a sua campanha



Como todo o trabalho bem feito, uma campanha de marketing no whatsapp precisa seguir um planejamento. Quanto mais detalhado ele for, mais assertiva a campanha poderá ser. Siga esses passos:

Ø Defina o objetivo ou os objetivos da campanha

Ø Especifique exatamente o que e quando será feito

Ø Escolha as pessoas responsáveis por fazer acontecer

Ø Projete qual o retorno esperado e em quanto tempo



Dica 2. Deixe uma pessoa responsável pelos disparos



Escolha uma pessoa para ficar responsável pelo marketing ativo (disparos). O ideal é que ela tenha um ótimo conhecimento da língua portuguesa e de marketing, além de bom senso, é claro.

Tendo apenas uma pessoa no processo, o controle da campanha fica mais fácil de ser realizado. Entre outras coisas, esse profissional precisa zelar pelos históricos das campanhas e mensagens. Eles guardam informações que podem ser úteis inclusive para as próximas campanhas.


Dica 3. Humanize ao máximo


O whatsapp pode ser um aplicativo, uma tecnologia, mas do outro lado sempre tem uma pessoa. O fato é que essa pessoa gosta de se comunicar com outra pessoa, ela não fala com “a empresa”, antes de tudo ela fala com alguém da empresa, certo?

Por essa razão, mesmo usando da tecnologia para se comunicar com seu cliente, humanize essa comunicação ao máximo. Por exemplo, ao invés de programar uma mensagem automática padrão para todos os clientes, personalize cada mensagem com uma linguagem HUMANA e próxima.

Ninguém quer falar com um robô ou com uma máquina. Portanto, fale como se você estivesse frente a frente com o seu cliente. Seja amigável, prestativo e proativo.

Outra coisa importante é se assegurar de que as mensagens sejam enviadas no momento correto. Isso ajuda a evitar que a pessoa sinta que tem um robô do outro lado.


Dica 4. Pessoal, mas nem tanto


Acabamos de falar que você deve procurar ser o mais humano possível nas mensagens, mas isso não significa que você deva ser íntimo do seu cliente. O whatsapp tem ferramentas como os emojis, por exemplo, que dão um tom mais leve e amigável à conversa. Mas use esse recurso com cuidado, pensando sempre qual pode ser a interpretação do seu cliente.

Evite enviar áudios, a não ser que o cliente peça. O áudio é uma forma muito pessoal de conversa e pode invadir o espaço do outro. Respeite os limites.

Use o primeiro nome do cliente no início da mensagem, mas não use apelidos ou diminutivos do nome.


Dica 5. Menos é mais


A sua campanha de marketing ativo deve focar nos seus objetivos, é claro, mas também nos interesses do seu contato, afinal, se ele receber algo que não tem nada a ver com a sua vida, a mensagem vai passar batida por ele. Portanto, avalie se aquela mensagem vai interessar de alguma forma a pessoa do outro lado.

Sabe aquelas várias mensagens automáticas que caem no spam dos seu e-mail? Evite fazer isso com os seus contatos pelo whatsapp. Para isso, evite tudo a seguir:

Ø Não envie várias mensagens e imagens de uma vez só ou no mesmo dia;

Ø Não envie mensagens pessoais e os famosos Bom dia, Boa tarde, Boa noite;

Ø Não envie correntes, mensagens de cunho político ou religioso;

Ø Evite áudios.


Dica 6. Esteja presente


No momento em que você começa a se comunicar com seu contato ou cliente pelo whatsapp, abra esse canal para ele se comunicar com você também. Esteja disponível para responder prontamente ao cliente que procurar a empresa por este canal. Aproveite a agilidade e a simplicidade do whatsapp para tirar dúvidas e prestar assistência ao seu público, como uma alternativa ao SAC e ao e-mail.

É importante manter a agilidade nas respostas para acompanhar essa característica da comunicação por telefone. É isso que os clientes esperam, mas, como nem sempre encontram, este será ainda um diferencial da sua empresa.

Comunique o número do whatsapp em todos os canais de comunicação da sua empresa: site, cartão de visita, perfis nas redes e outras mídias.


Dica 7. Seja claro


Assim como nas nossas conversas pessoais, as mensagens empresariais podem gerar mais de uma interpretação e nem sempre elas condizem com o que a empresa quer comunicar. Esse problema pode ser evitado se você tomar alguns cuidados:

Ø Seja sempre claro através de mensagens objetivas e diretas;

Ø Leve a gentileza do ao vivo para as mensagens através de palavras gentis sem imposições;

Ø Não use caixa alta para evitar passar a ideia de agressividade;

Ø Comunique o óbvio. O que é óbvio para você pode ser novidade para as outras pessoas;

Ø Use a pontuação correta (vírgulas, ponto de interrogação, ponto final, dois pontos etc.). A falta de pontuação ou a pontuação errada pode mudar completamente a mensagem.


Dica 8. Mantenha o padrão de imagem


Leve o padrão de comunicação da sua empresa para o whatsapp. Mantenha as regras de configuração para que as mensagens tenham uma unidade de imagem, ou seja, tenham a cara da sua empresa. Além disso, use as palavras, expressões e conceitos que a sua empresa costuma utilizar na comunicação em outros canais.


Dica 9. Na dúvida, use o bom senso e a empatia


Se você tiver alguma dúvida em relação a como o seu contato vai receber a mensagem ou a campanha, se coloque no lugar dele. Como você interpretaria? O bom senso é sempre a melhor alternativa. Use e abuse dele.


Dica 10. Facilite as coisas para o cliente


No final de cada mensagem, insira um call to action, ou seja, uma chamada para ação do cliente. Exemplo: “eu quero” no final da mensagem. Isso facilita a tomada de decisão e a respostado seu contato.



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