A sua área comercial está preparada para a transformação digital?

2021 está chegando aí e já podemos perceber que a transformação digital não é uma onda de momento. Ela veio para ficar e trazer ainda mais revoluções para todas as áreas. Internet das coisas, data analytics, robótica, inteligência artificial são apenas algumas pistas de que o mundo não é mais o mesmo.

Em outras palavras, nenhum negócio, setor e departamento poderão se dar ao luxo de se abster de todas as mudanças consequentes desse processo, muito menos a área comercial.

O comercial é a ponte de ligação entre a empresa e o cliente e, como tal, já está sentindo que precisa enxergar as novas demandas e necessidades das pessoas, não só em relação a produtos e serviços, mas à forma com que elas são atendidas.


Para resumir, o que os clientes esperam, afinal?

Eles não esperam somente ver a empresa nas redes sociais e na internet, eles querem e exigem ser bem atendidos em todas as plataformas. Respostas imediatas, soluções rápidas, praticidade, custo-benefício são exigências cada vez mais crescentes para as quais as empresas precisam ficar atentas.


E como a sua área comercial pode se preparar para a transformação digital na prática?


Passo 1. Enxergue a transformação digital por outro ângulo


Encare essa transformação não como uma obrigação ou como uma pendência chata, mas sim, como uma oportunidade de aproveitar os benefícios dela. Sim, porque eles são muitos. Conheça alguns deles:

Ø Mais pontos de contato com clientes e prospects: perfis nas redes sociais, e-mail, whatsapp, site, grupos ou comunidades online, entre tantos outros;

Ø Mais oportunidades de gerar valor aos seus clientes e de se diferenciar dos concorrentes;

Ø Oportunidades de inovar através da tecnologia (produtos, serviços, comunicação, relacionamento);

Ø Ter incremento real de vendas, pois alguns canais digitais como o televendas tem resultados previsíveis e mensuráveis;

Ø Etc, etc, etc.


Passo 2. Adote um comportamento digital


Segundo estudo da PwC (Pricewaterhouse Coopers), 84 % das empresas com os melhores desempenhos têm definição ampla sobre o que é digital. Além disso, a consultoria apontou 10 comportamentos essenciais para que as empresas impulsionem o crescimento digital e aumentem seus resultados:

1. O CEO incentiva e patrocina a estratégia digital;

2. Os responsáveis pela estratégia digital participam da estratégia de negócios de alto nível;

3. A estratégia digital alinhada ao negócio é definida e compartilhada no nível executivo;

4. As estratégias digitais e de gestão são comunicadas para a empresa toda;

5. A empresa mantém relacionamentos ativos com fontes externas para captar ideias e inovações;

6. Os investimentos digitais são realizados para se obter vantagens competitivas;

7. Cada dado obtido é usado para impulsionar o valor dos negócios;

8. Existe avaliação e planos de combate para os riscos de segurança e privacidade dos projetos digitais;

9. A empresa segue um plano digital único e plurianual que engloba toda a empresa;

10. Cada resultado dos investimentos digitais é devidamente avaliado e medido.


Passo 3. Quebre a crença de que transformação digital é coisa do marketing


Por ser uma área que lida diretamente com a comunicação e as redes sociais, muitas empresas limitam a transformação digital ao setor de marketing. Dessa forma, a companhia não aproveita a oportunidade de fazer da transformação digital uma cultura.

Para quebrar esse paradigma que só gera atraso, o primeiro passo é juntar a área comercial ao marketing, isso se a sua empresa ainda não fez. Esses dois setores precisam estar constantemente trocando informações e dados para que o cliente se sinta assistido em todas as pontas. Bora quebrar as paredes da empresa?


Passo 4. A única rotina é mudar a rotina


Aquela rotina confortável e quentinha não pode existir na área comercial, afinal, a velocidade com que as coisas e as pessoas mudam é diária. Portanto, a sua equipe comercial deve estar aberta e preparada para atualizar planilhas, conceitos e verdades o tempo todo, sempre que necessário.

Sabe aquela pessoa ágil, proativa (de verdade), curiosa e que adora uma novidade? Esse é deve ser o perfil de quem faz parte da sua equipe comercial.


Para concluir, o grande desafio de inserir a transformação digital na empresa e na área comercial é identificar e reconhecer quais as tecnologias casam com os objetivos e estratégias da companhia. Em outras palavras, não adianta sair investindo em todas as ferramentas que são lançadas, é preciso focar nos resultados que se quer atingir.

Esperamos que estes passos ajudem a sua empresa a deixar sua área comercial e todas as outras preparadas e animadas para a transformação digital.

Conte sempre com a nossa experiência e parceria. Até a próxima!


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