Você sabe o que é o Televendas 3.0?

Telemarketing é um canal que existe no mundo desde a década de 80: embora já existissem algumas iniciativas anteriores, foi nessa época que os editoriais americanos popularizaram a prática, usando o telefone para venda de assinaturas e anúncios. Desde então, a modernização vem sendo constante: hoje temos muita tecnologia que nos propicia alta produtividade, informação, qualificação de base para chegar nas pessoas certas com mais acuracidade(embora a maioria não use) e faça com que a operação tenha cada vez mais taxas de conversão melhores - se você souber aproveitar com inteligência essas soluções todas. Mas com a mudança que estamos passando na forma de nos comunicar: aplicativos de mensagens, redes sociais e todos os nossos valores sendo revistos, a transformação das centrais de relacionamento é inevitável: atender via whatsapp por exemplo, virou obrigação. Explorar o e-commerce, mesmo no B2B, ter um bom trabalho de redes sociais, saber explorar bem todas essas novas ferramentas, é imprescindível. O que temos debatido nos eventos de televendas 3.0 é exatamente como fica o papel do call center dentro de tudo isso. Nossa melhor experiência vem sendo apostar em modelos de televendas multimídia, onde os operadores usam todas estas ferramentas para se relacionar com os clientes. Muitas delas, ainda são precárias e temos tido que experienciar a melhor forma de administrá-las sem perder a produtividade e o foco no relacionamento com cliente. Algumas práticas: Entendemos que whatsapp é atividade de back office: O whatsapp na operação desvirtua muito a produtividade e faz com que o operador mutias vezes deixe de conversar com o cliente. As campanhas via whatsapp também precisam ser bem estruturadas. Whatsapp em massa pode ser encarado como SPAM, então, o ideal é começar a criar a sua lista op-tin, ou seja, onde os clientes autorizaram o recebimento de mensagens por esta ferramenta. Assim você evita alguma denúncia de bloqueio, tendo em vista que o aplicativo pergunta ao usuário se ele quer denunciar SPAM quando recebe uma mensagem que foi enviada em massa. Vale mandar uma mensagem de boas vindas quando adicionar o cliente, pedindo para ele salvar seu número na lista de contatos. Use o whatsapp business: ainda não é a ferramenta ideal, mas é uma evolução em relação ao whatsapp convencional. Permite personalizar o atendimento, estabelecer horários e outras soluções. Quanto ao e-commerce, comece a testá-lo. O televendas poderá ajudar usando a loja virtual como catálogo eletrônico - é muito mais eficaz que enviar aqueles catálogos enormes em pdf para os clientes, Repense todo seu material de comunicação: cada vez mais os clientes querem mensagens rápidas e fáceis de compreender. Usar vídeos curtos para apresentar seus produtos é uma solução bem eficaz. Pensar estratégias para prospecção também é importante - se você usar a prática de enviar catálogos e esperar o cliente decidir, as taxas de conversão são baixíssimas. O ideal é ter ofertas prontas (combos) baseados na sua curva ABC de produtos, assim você converte mais rápido e entra no cliente, mesmo que com ticket menor. Depois, é dar continuidade no atendimento para aumentar o ticket. Hoje nossos televendas B2B participam, em média, com 20% do faturamento dos nossos clientes. Ou seja, é uma área que já requer ações de inteligência para que os resultados aconteçam.

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